Crônicas do "Da C.I.A"

Wednesday, October 22, 2008

Estudo mostra o tamanho e importância da Blogosfera



Interessante e imperdível o "State of Blogosphere 2008", publicado pelo site Technorati.
Acessem e leiam. Pena que não inclua o Brasil ( nem mesmo América Latina! ) nos estudos, ainda assim é muito elucidativo.

Labels:

Wednesday, October 15, 2008

Ota, definitivamente fora da MAD


Ota, após tantos anos, está fora da MAD brasileira.
É uma novidade, mas somente para quem não acompanhou os muitos barracos ocorridos publicamente entre ele e o novo editor, Raphael Fernandes, na comunidade da revista no Orkut.
Leiam a matéria do site G1.
Uma pena... Ota teve grandes momentos na revista, que já não atravessa das melhores fases. Vamos ver o que farão daqui para frente. Ou, comecem as apostas: Até quando dura esta "nova fase" da revista até que novamente deixe de ser publicada?

Labels:

Tuesday, October 07, 2008

"Meu Brasil português", João Pereira Coutinho

Coluna de hoje, 07/10/2008

Meu Brasil português

Estou a escrever novela sobre os brasileiros em solo luso; intitula-se "Felipão é nosso irmão"

MINHA VONTADE ERA MATAR Miguel Falabella. Não, não houve plágio. Apenas uma coincidência cósmica que me arruinou um projeto televisivo. Leio na imprensa portuguesa que Falabella escreveu telenovela para a Globo onde existe família de portugas. "Negócio da China", eis o título, e na novela existe Belarmino, português com bigode, dono de uma padaria, casado com Carminda, que grita o dia todo. A completar o quadro, existem os filhos Celeste e Tozé e ainda uma aldeã vinda do interior de Portugal, que veste preto da cabeça aos pés (e usa bigode).
Desconheço se Falabella, como gênio criativo que é, não incluiu outros clichês divertidos sobre os meus compatriotas.
Pessoalmente, sugiro a Falabella uma empregada doméstica, a alentejana Maria das Dores, uma fadista nas horas vagas que gosta de imitar Amália Rodrigues durante a faxina.
Gastronomicamente, o prato da família seria bacalhau: salada de bacalhau, purê de bacalhau e ainda sorvete de bacalhau. E um dos filhos do casal lusitano (por exemplo, Celeste) começa a preocupar a família no dia em que revela que Nossa Senhora de Fátima costuma aparecer-lhe aos pés da cama, pedindo-lhe que conserve a virgindade até o dia do casamento. Pormenor importante: mesmo Nossa Senhora de Fátima usa bigode, mas um bigode dourado, celestial, que irradia conforto e luz.
Tozé, o rapaz, tem um único sonho: estudar direito em Coimbra e ser "doutor", como seu herói Salazar.
Dizia que minha vontade era matar Miguel Falabella. A razão é simples e urgente: inspirado pelas observações hilárias e autoflagelantes do meu amigo Bruno Garschagen, um jornalista brasileiro que vive em Lisboa, também eu estou a escrever novela sobre os brasileiros em solo luso. Intitula-se "Felipão é nosso irmão" e pretende ser um retrato fiel dos brazucas, seus hábitos e suas vivências, em Portugal. A história tem como figuras centrais Ladislau e Rosicleide, jovem casal que cruzou o Atlântico em busca de vida melhor. Mas é um erro pensar que Ladislau e Rosicleide deixaram o Brasil para trás em busca de novas experiências ou conhecimentos; na verdade, eles arrastaram o Brasil com eles e, mesmo em Lisboa, o casal acredita genuinamente que continua a viver nos subúrbios do Rio.
Ladislau gosta de vestir verde e amarelo todo o dia, como se fosse uma bandeira humana em perpétua declaração de amor ao Brasil. A excentricidade fez com que os vizinhos portugueses o batizassem com o apelido de "Bandeirinha"; outros, de "Carmen Miranda". Mas Ladislau não se importa e, todos os sábados, quando não trabalha na construção civil, ele acende uma vela por Nossa Senhora do Caravaggio, outra por Luiz Felipe Scolari e depois decide acordar o bairro inteiro com os grandes temas da música sertaneja.
Quando a polícia aparece em cena, pedindo respeito pelos vizinhos, Ladislau insulta a intolerância dos portugueses e a forma como Portugal trata os "irmãos" brasileiros. "É só preconceito!", grita Ladislau, que considera seu direito bombardear seus vizinhos com potência sonora digna de Chernobyl.
A fúria de Ladislau só é aplacada quando Rosicleide prepara dez quilos de feijão para o almoço: salada de feijão, purê de feijão e ainda sorvete de feijão. Ladislau come tudo e, no final, levanta-se, coloca a mão sobre o peito e canta: "Deitado eternamente em berço esplêndido/ Ao som do mar e à luz do céu profundo...". Adormece de seguida, roncando a tarde inteira. Os anos passam. Ladislau e Rosicleide vão perdendo as ilusões. Portugal é país caro; o regresso ao Brasil é uma impossibilidade econômica; e com o nascimento de duas crianças (Zézé e Ayrton, ambos de pais diferentes), Ladislau tem idéia luminosa: importar a família brasileira para Portugal. Dito e feito. A novela termina com os familiares de Ladislau e Rosicleide dormindo nas gavetas da sala e Ladislau, de calção e chinelo, fazendo churrasco na rua ao som de pagode. Os vizinhos portugueses já não protestam; fugiram do bairro nos últimos anos.
E agora? Como defender a originalidade do meu projeto? Eu só vejo uma solução: cruzar a minha história com a história de Falabella. Por cada cena de portugueses no Rio, eu daria a imagem inspiradora dos brasileiros em Lisboa. E, quem sabe, talvez fosse possível casar a Celeste de Falabella com o meu Ayrton, desde que Ayrton não abusasse no feijão.

Wednesday, October 01, 2008

Google, 10 anos!

Se há uma empresa que representa um marco no século 21, esta empresa é a, ou o, Google. Tal como a Microsoft revolucionou o uso de computadores no fim do século passado, o Google é ator principal em quase tudo que se refere à Internet.
Comemorando seus 10 anos, eles lançaram a primeira versão disponível em seus bancos de dados de páginas: o Google 2001!
Aos links: http://www.google.com/search2001.html, para fazer uma busca no banco de dados do site de então. O próprio Google recomenda algumas pesquisas interessantes no blogue Google Discovery, como YouTube, Twitter ou Gmail. Como curiosidade, entrei ali para pesquisar Orkut, um marco e uma desgraça da Internet brasileira. O resultado é impressionante, ali o gênio da empresa era apenas um estudante cursando seu PhD na Stanford University. Vejam o site do estudante no link .
Àquela época, 2001, eu começaria a trabalhar em São Paulo em Setembro. A prefeita era Marta Suplicy, Alckmin assumiria a prefeitura definitivamente com a morte de Mário Covas, a Avenida Água Espraiada ainda era rodeada por algumas favelas ( hoje elas foram quase todas extintas ),eu fazia buscas na Internet usando o AltaVista, usava e-mail Pop3 do POP ( acho que era este o nome ), páginas pessoais existiam no Geocities e, no Brasil, mais tarde viria o HPG. Mirc e ICQ já começavam a minguar e hoje são softwares de museu.
Parabéns ao Google por preservar a memória da Internet.

Labels: