Crônicas do "Da C.I.A"

Wednesday, August 06, 2008

Por que o Teatro Mágico é uma porcaria?

Foi o acaso que me apresentou à banda Teatro Mágico. Este acaso se chama Revista Veja, que algum tempo atrás publicou uma matéria tratando das bandas que emulavam o estilo alternativo de Los Hermanos mas que, de tão ruins, "quase" faziam dar saudade da finada banda. Eu, que considero os Los Hermanos muito bons a nível de pop music fiquei intrigado e tentei conhecer as bandas.
Para minha surpresa, a underground Teatro Mágico era na verdade um baita hype entre os jovens que se julgam e pretendem descolados. Conversando com alguns destes moderninhos pude ouvir, não sem perceber em alguns momentos olhos marejados, a triste história da banda que no começo fazia até uso do pai de um dos integrantes para vender CDs nos shows. Estupefato, vi com empolgação um fã dizer que durante os shows da banda, "Trupe" para eles, alguns começam a brincar de Estátua, Mana-Mula e outras antigas brincadeiras infantis.
Tá na hora de alguém dar um toque pra esta rapaziada tonta que vê genialidade em Teatro Mágico: Meninos inocentes, o Rei está nu!

A utopia
É fácil entender o endeusamento e idolatria causados por uma banda( trupe? Ah, vai cagar! )como Teatro Mágico. Nós, filhos bastardos do capitalismo e liberalismo ocidental vivemos uma época sem muito espaço para o lúdico e para as utopias. Não há muita gente por aí a propor uma sociedade alternativa porque, de fato, o que precisamos é corrigir aqui e ali os desvios de nossa realidade, não subvertê-la por completo. Nada de "fugere urbem", mas sim melhorar a cidade, a começar por tirar de circulação os bandidos. A colheita do dia é conseguir desempenhar bem suas funções no trabalho, lutar por um bom emprego, sobreviver e se possível, nas horas vagas um pouco de diversão. Porque ao menos aqui em São Paulo não há muito espaço para vagabundagem, sistêmica ou não.
Esta realidade sufocante precisa de uma válvula de escape. A vida contemporânea tem muita "arte" com pouca beleza, muita informação e pouco conhecimento e muita ciência com pouco logos. Não resta dúvidas que um grupo de pessoas que se fantasia de palhaço, que faz trocadilhos e organiza-os em rima apresente verossimilhança com algo profundo, algo a se descobrir nas entrelinhas. E isto tudo reforçado por uma época que valoriza a imaturidade, que louva o "espírito jovem", geralmente significando que a mente também não passou da puberdade.

A música
O Teatro Mágico ser chamado de trupe faz sentido em um ponto: Como banda, são uma porcaria. As pobrezas musical e criativa até poderiam passar despercebidas não fossem as péssimas letras. Porque a música, especialmente a música popular com instrumentos e voz, não precisa ser perfeita em tudo. Bob Dylan é um excelente letrista, mas muito limitado como arranjador e vocalista. Janis Joplin era uma voz perfeita com muita inspiração que elevava extremamente a qualidade das letras por sua interpretação.
A banda Teatro Mágico tem melodias simples onde a simplicidade não é um dado positivo. Tem intérprete limitadíssimo, que quando muito consegue permanecer afinado em toda a interpretação ao vivo.


A poesia
Mas é o "Teatro Mágico Lírico" o seu pior lado. Um verso idolatrado pelos fãs é este:"Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você.". Fico a pensar se os fãs de Teatro Mágico, tomando por brilhante tal passagem, desenvolveram alguma espécie de amor anaeróbio. Podia ser pior, poderiam estar discordando de Sergey Ivanovitch e achar que suas idéias de existência derivam de suas sensações, talvez até vice-versa!
Não, Teatro Mágico é apenas música popular, como tantos outros grupos. E, como tantos outros compositores de música popular, Fernando Anitelli não consegue fazer letras de qualidade, embora suas pretensões sejam imensas e perceptíveis. A qualidade "poética" de Fernando Anitelli é na verdade uma potencialização de mau gosto do que já era mau gosto nas músicas de Humberto Gessinger. Não à toa, assim como os dos Engenheiros, os fãs de Teatro Mágico o têm como um gênio incompreendido por seu tempo.
O Gessingerismo de Anitelli é muito visível nos trocadilhos infames que seguem abaixo, exemplos pequenos e extraídos do primeiro álbum da trupe:

Hoje eu não vivo só... em paz
Hoje eu vivo em paz sozinho
Muitos passarão
Outros tantos passarinho
Muitos passarão


Que o teu afeto me afetou é fato
Agora faça-me um favor
(em "A fé solúvel" )

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos"
( em "O anjo mais velho")

Tal insistência no jogo de palavras, ainda com tamanha infantilidade temática, só consegue aborrecer. Menos, é lógico, os aficcionados pela banda. Conversar com um fã de Teatro Mágico enquanto se ouve pela primeira vez tais versos é até hilário. Como se nos iluminassem e evitassem o constrangimento da não-compreensão, também pensando em nos levar para a seita, eles chegam até a fazer aquela indicação de trocadilho em que polegar e indicador dão uma girada de alguns graus em sentido anti-horário.
A sapiência de Fernando Anitelli é tamanha que ele não passa uma entrevista sem falar que a poesia x ou a poesia y ou que "minhas poesias" tem tais significados... Que é algo como eu falar que o cinema "Inteligência Artificial" de Spielberg é tão bom quanto os cinemas "Laranja Mecânica" e "2001" de Kubrick.

Alguns podem até se perguntar o porquê de dedicar um texto a algo que não se goste e, além do mais, algo que nem tem tantos fãs. Se o tamanho das obsessões é o tamanho das pessoas, sim, estou lá embaixo por perder tempo com o "TM". Em minha defesa, o que posso dizer é que tenho muitos amigos jovenzinhos que realmente gostam da banda e que realmente se ofendem quando começo a brincar de avacalhar o gosto alheio. E, àqueles que ainda pensam que é besteira de minha parte, que eu estou exagerando, convido-os a ler algumas coisas que Fernando Anitelli e seus fãs dizem da obra:

Aqui, Anitelli explicando o significado de uma de suas passagens brilhantes:
perdão pela demora... silenciei as teclas por um tempo.acredito que este seja um dos tópicos que eu mais gosto: "o que tem no trabalho que não sabemos estar lá?!" - e não há segredo... é ouvir de maneira espontânea, mas atenta.tem muita coisa que aconteceu de surpresa e registramos mesmo assim, como também tem alguns erros que passaram (som de porta fechando), enfim... a essência permanece. Estou remixando este primeiro CD para lançá-lo com uma qualidade melhor... demos uma filtrada em todas as músicas, algumas coisa mudaram, em outras regravamos vozes!22-11 foi a maneira que o universo encontrou pra me avisar de que eu estava no "vento certo"... eu sempre enxergava estes números quando atravessa um momento de tensão, celebração, dúvida... era como se estes fossem os sinais! eu me sentia muito fraco, queria me fazer de dobro... atravessava o amargo que inspira.
foi assim... 22-11 representa a busca de se refazer... de se espelhar, de acreditar nos signos... nos sinais... na essência...tem o tempo quebrado e o momento que flui... é assim na nossa vida dissonante: a pausa, o aplauso, o ponto. 


Agora, os fãs interpretando o verso "Eu choro café e você chora leite":
"Luana
vcs ja pensaram que prato do dia não é pra todo dia? que é passageiro?
O perfeito é passageiro?
é momentaneo?
que seja bom em quanto dure... ninguem sabe o prato de amanha..."

"Thaysa Rubiane ™
"...Como feijão e arroz
que só se encontram depois de abandonar a embalagem..."
[Acredito que o feijão representa o homem, e o arroz a mulher. E que se refere a barriga de uma mãe grávida, como embalagem]"

"Pierrot
"mas como entender que os dois, por serem feijão e arroz, se encontram só de passagem?"
acho que isso deixa claro que o prato do dia acaba... por esse mesmo motivo, ele se joga na panela para nela se perder. e se serve a vontade!
O chorar e café e chorar leite significa que os dois choram diferente. Talvez um tenha curtido e tenha esperado algo mais, quando outro apenas curtiu... como algo de passagem... "

Tem isto e muito mais nesta comunidade do Orkut, de nome "Analisando Teatro Mágico". Para quem tem boa sensibilidade musical, acesse apenas a comunidade que já bastará para se juntar a mim na intolerância a esta banda e seus fãs.
Technorati Profile

85 Comments:

  • Muito boa, Angelo! Esses ripongos xexelentos foram ao programa do "Serginho" Groisman (um dos maiores mistérios da TV mundial de todos os tempos: o sujeito é feio, velho - de idéias, também -, sem-graça, burro, bobo, superficial, politicamente correto e filopetista)e, ao fim de uma 'performance', o vocalista ripongo-mor mandou assim o endereço de seu site:
    -www ponto teatromagico ponto ART, porque o que fazemos NÃO é comércio.

    (Platéia e apresentador em delírio máximo.)

    Por Blogger Stefano di Pastena, às 6/8/08 12:57  

  • Angelo,

    A Veja dessa semana também trouxe alguma coisa sobre o criador do Cordel do Fogo Encantado. Nem a mulher do cara, uma atriz global que agora esqueci o nome, entende o que o marido escreve.

    Essas letras tolas são resultado ou de muita maconha (ou drogas mais pesadas) ou de uma falsa tentativa de literatura de cordel, porém muito mais pobre.

    As letras não querem dizer nada. São apenas um amontoado de palavras com alguma sonoridade e uma suposta metafísica ou metaliteratura embutida.

    Lixo! Lixo puro!

    Por Blogger Alexandre Core, às 6/8/08 17:42  

  • A descrição da indicação de trocadilho foi hilária, especialmente acompanhada de ilustração.

    Mas esses “versos” descrevem uma das imagens mais pobres que eu já vi. Pô! Café com leite até dá para encarar, mas feijão com arroz? E “embalagem”? Puta palavra feia, “embalagem”. “A mãe é a “embalagem” do bebê.”? Horrível.

    Sou da escola que considera comer tão feio quanto descomer. Acho difícil associar a abertura de um saco de arroz e de feijão, a queda dos grãos na panela, da panela ao prato, do prato à boca, da boca à união fecal, tudo isso ao amor, a qualquer relacionamento. Que tal um jantar a dois, sem descrição tão tosca dos pratos? Ou apenas uma boa refeição. Mas assim, não dá. A barriga é da mãe grávida ou da mulher que comeu demais? Dá para se amar de barriga cheia? Logo após um ‘pratão’ de arroz e feijão?

    Por Anonymous Anonymous, às 6/8/08 17:51  

  • Meu amigo que não acredita em mágica:
    Pois é, o pior é que há uma certa tradição da escatologia na poesia do rock brasileiro. Como não se lembrar dos versos sujos de Cazuza? Também por coincidência, muitos chamam Cazuza de poeta.

    Por Blogger Da C.I.A., às 7/8/08 11:31  

  • É a velha escola de composição randomica, onde coloca-se palavras escritas em pequenos papelotes, este por sua vez são depositados em uma urna.
    Após devidamente revirados cada papelote é retirado em ordem aleatória compondo-se uma bela poesia do caos.
    Coisa muito progressista e visionária. Angelo você está sendo injusto, este rapaz é um gênio.

    Obs: Tecla SAP ativada.

    Por Anonymous Anonymous, às 8/8/08 14:37  

  • Só o auto-engrandecimento do gênio incompreendido já é insuportável o suficiente. Não fazem arte não, fazem comércio sim, pouco, mas fazem.

    Por Blogger João Batista, às 9/8/08 16:20  

  • "muitos passarão, outros tantos passarinho.." É isso mesmo? O cara plagia o Quintana assim, na cara dura???

    Ainda bem que eu nunca ouvi falar de

    Por Blogger Luc, às 13/8/08 11:18  

  • Credo!

    Mas eu lembrei dos posts do Ruy Goiaba sobre o djavnês e as divertidas performances do ex-ministro da cultura Gilberto Gil no youtube. Já temos uma tradição a qual filiar a trupe e seus seguidores.

    Por Anonymous Anonymous, às 15/8/08 12:03  

  • Texto magnífico. Você escreve muito e sabe mais ainda. Parabéns...

    Por Blogger Gabi Carvalho, às 22/8/08 16:16  

  • Cara, dificilmente dou a mão à palmatória, mas teu texto tá irretocável. Bom trabalho,

    Por Blogger Unknown, às 2/9/08 22:40  

  • muito bom, kara!
    apóio tudo o que você disse!!!

    Por Blogger Runner101, às 30/9/08 16:30  

  • "Outros tantos passarinhos
    Muitos passarão!"

    Dizer que isso é um trocadilho infame é agredir aquilo que Mário Quntana tão perfeitamente escreveu:
    "Todos esses que aí estão atravancando o meu caminho...
    Eles passarão!
    Eu passarinho"

    Então não diga que isso é de mau gosto por ser mau escrito, é de mau gosto pq foi COPIADO!!!


    e pro comentário do carinha que escreveu sobre o Cordel ai em cima procura se informar sobre o que o CDFE representa além de ler a Veja (que não é um ótimo parametro). Você vai ver que muito do que é recitado nos CDS e nos shows são poesias de escritores brasileiros e muitas são interpretações de cordéis sim.

    Por Anonymous Anonymous, às 30/9/08 17:05  

  • ???? Olá. Após o pedido de uns amigos resolvi conhecer o tão falado Show do TM. Comentei com meu dignissímo namorado sobre... ele qse surtou e me indicou o blog de vcs para eu repensar melhor sobre essa idéia de passeio pro próximo fds...hauhaua To cascando aqui... O negócio é tãããããããão horrivel assim?

    Mas essa babaquice de tornar o teatro mágico "divino" vem do próprio grupo ou dos fãs? ou dos dois???

    Por Blogger Noiveta, às 3/10/08 12:43  

  • É, parece que vcs gostam mesmo é de ver as mulheres frutas, os Créus, KLBs e outras porcarias bombando por aí...
    ou será que só musica "estrangeira" tem qualidade?O que dizer das bobagens gravadas e consumidas por norte americanos e que importamos e nossa moçada repete sem entender uma só palavra...Isso sim é que é lixo.
    Deixem que essa galera se expresse da maneira que gostem,pq vocês estão tão incomodados com eles?

    Por Blogger Unknown, às 28/10/08 05:34  

  • Não gostar é direito de todos, porém, o que você ganha em criticar uma banda que agrada a muitos!? Ou você acha que hardcore, pagode ou até mesmo gutural agrada a todos!? Alias, ter críticas é natural de um bom trabalho, pois assim também é reconhecido. Que você escreva bem, não vou negar, porém, espero que dêem um nó em sua "língua ácida", a qual não critíca, mas sim, desrespeita gostos, trabalhos e esforços!

    Por Blogger Lincon Zarbietti, às 28/10/08 11:26  

  • é uma irônica conhecidência...uam vez que uma das principais ideologias defendidas pelo Teatro Mágico é o respeito a diversidade.
    podemos escolher aquilo que nós agrada, mas precisamos mesmo do respeito para toda forma de expressão.
    Mas realmente, acho muito corajoso alguem que fala daquilo que não conhece, por ter visto uma reportagem despresível de uma revista medonha.
    O teatro Mágico é a realizaçao de idéias....muito mais complexas do que a do simplismo infantil que tem demonstrado...

    para repostar sua crítica poderia começar lendo "o lobo da estirpe" Herman Hess..

    ***a poesia prevalece****

    Por Anonymous Anonymous, às 28/10/08 15:27  

  • Só lhe digo que busque ouvir com outros olhos o que lhe é oferecido.
    Escreves bem, porém não escreve sabendo sobre o que escreve, você fez uma critica, analizando trechos, não a musica como um todo, e mais, o cd como um todo. De uma próxima vez, ouça e faça a critica.

    Por Blogger Guilherme, às 29/10/08 08:53  

  • Não merece nem ser lido já pelo seguinte comentario...
    Trocadilho horrivel?

    "Muitos passarão,
    outros passarinho"

    Saiba primeiramente sobre literatura brasileira antes de fazer uma critica sobre poesia.

    Por Anonymous Anonymous, às 30/10/08 14:37  

  • Acho que vocês falam tão mal das letras do Humberto e do Fernando, pelo simples motivo de não entenderem as mesmas.....ai ficam sem ter o que dizer e apenas criticam!!!
    Se pararem pra pensar, enquanto houvem as musicas dos Engenheiros e do TM, saberam interpretar o que eles querem dizer, isso leva muito tempo pra entender...faz 10 anos que eu ouço Engenheiros do Hawaii, pra mim é a melhor banda do Brasil e o Gessinger o melhor letrista depois da era Renato Russo e Cazuza...o fato de a maioria não entender o que ele fala nas letras leva a comentarios absurdos iguais a esses que eu li acima!!!

    Por Blogger Cara Estranho, às 30/10/08 19:59  

  • Teatro Mágico é diferente, e diferente é, muitas vezes, difícil de aceitar ou entender. Não é só melodia "pobre" ou jogo de palavras "sem sentido".
    Antes de sair por aí criticando algo, primeiro tente compreender, porque você não conseguiu e partiu para o ataque.
    Nessa vontade de ridicularizar a poesia (sim, poesia) que eles fazem, acabou ofendendo uma das duplas de versos mais famosas da nossa literatura. Informe-se (se não for com a Veja, melhor ainda).
    Não ia nem perder meu tempo com esse tipo fraco de opinião cheio de preconceitos mascarados que você expôs, mas me senti na obrigação de dizer tudo isso.

    Você não gosta? Eu detesto o Gessinger. Mas não saio por aí criticando tudo quando dá vontade, não. Sabe como é, umas das coisas de que menos gosto é passar vergonha.

    Ainda bem que, apesar de algumas pessoas pensarem dessa forma tão restrita, a poesia prevalece. Sempre.

    Por Anonymous Anonymous, às 5/11/08 16:15  

  • Acho que você escreve bem, porém, creio que você utilizou de argumentos que só favoreciam esse ponto de vista, como se o teatro mágico fosse essa coisa simplista, infantil que você fala. Na comunidade do orkut que você cita, há muitas interpretações super interessantes sobre a música "Pratododia", porém você coloca os comentários mais "toscos" para defender seu ponto de vista. Tudo bem, todo mundo faz isso, seleciona o que mais convêm e argumenta. Contudo,quem conhece o trabalaho do TM, sabe que seus argumentos são simplistas e de alguém que conhece de forma muito generalizada a banda.Informe-se melhor para poder utilizar argumentos com mais consistência para poder também convencer aqueles que gostam e conhecem mesmo a banda. Convencer quem mal ouviu falar de Teatro Mágico é fácil. Agora convence quem conhece mesmo.Concordo com o Breno: "Escreves bem, porém não escreve sabendo sobre o que escreve, você fez uma critica, analizando trechos, não a musica como um todo, e mais, o cd como um todo. De uma próxima vez, ouça e faça a critica."

    Por Anonymous Anonymous, às 22/11/08 13:32  

  • Duas coisas:
    1 - Estude música;
    2 - Estude Literatura Brasileira, principalmente Mário Quintana;

    Em seguida deixe a arrogância e a falsa superioridade de lado, e só então faça suas criticas.

    Um dos principais erros do ser humano, criticamos o que não entendemos.

    Por Anonymous Anonymous, às 7/2/09 12:40  

  • Quase nao acredito quando escreveram que voçe escreve bem!!!

    Realmente voçe escreve tão bem quanto Luiz Fernando Verissimo ou Rubem Braga e até mesmo Fernando Sabino.

    "É fácil entender o endeusamento e idolatria causados por uma banda(trupe? Ah, vai cagar!)"

    Realmente suas palavras chegam a emocionar,escrever bem assim não é para qualquer um... ha ha ha!!!
    Faz favor estude um pouco mais, encontre uma mulher, passe a ter vida social, deixe de ser uma pessoa frustada, assim seus textos e argumentos serão bem melhores!!!
    quando voçe tiver uma carreira de verdade!!!

    Por Anonymous Anonymous, às 10/3/09 10:07  

  • engracado neh angelo... eles sao taum ruins e estreiam em programas taum bons... isso naum te entriga naum? TM eh pra kem tem sensibilidade para com as poesias (naum exatamente pela musika, mais pela poesia) mais si vc se acha sensivel e ao mesmo tempo incapaz de entender eh pq sua sensibilidade naum vale nada( si eh ki vc tem alguma neh?)
    naum sei si vc jah viu uma sitacao no Anitelli dizendo: teatro magico eh soh para raros... como vc naum tem o ki fazer e fk procurando defeito nos caras vc jah deve ter visto... pois eh... termino esse comentario com o mais importante dos fatos... v naum eh um raro!!!
    espero ki isso te baste!!!
    bj me liga!!!

    Por Blogger bruh, às 15/3/09 17:50  

  • E é impressionante a capacidade de alienação das pessoas perante um bom texto. Garanto que muitos dos cometários acima criticando o TM não sabem sequer um trabalho deles!
    Além da lamentável necessidade de encontrar o ponto fraco nos outros, o defeito do ser humano está em impregnar-se inadvertidamente a um só ponto de vista, conjugando de uma maneira que nem sempre é a mais certa! Somos livres para pensar e opinar. O que preocupa é essa especie de carona nas opiniões dos outros!
    A crítica mais oportuna, com certeza, virá de uma fã do Teatro, que realmente entende e sente a magia nas letras de Anitelli.

    Por Anonymous Anonymous, às 27/7/09 14:13  

  • vc esqueceu de assinar no final do post "bla, bla, bla de um homem infeliz e recalcado"

    Por Anonymous Lia, às 30/10/09 11:59  

  • Se fosse um depoimento na TV eu estaria neste momento com o rosto mosaicado e a voz com efeito para a minha identidade ser preservada. Não quero nem contar como fui parar lá, mas é certo que eu tive a mais do que infeliz experiência de estar por 10 minutos presenciando uma apresentação desse grupo que não sei ao certo o que é, pra mim, a principio paraceu uma mistura de Chiclete com Banana com malabaristas da Av. 9 de Julho com a Brasil em SP (me perdoem a comparação senhores artistas de rua que merecem muito crédito) em suma, eles não sabem o que são. Não é um teatro e não tem nada de mágico. Diante de tanta exaltação por parte da molecada pisoteando meus pés, eu me perguntei: que porra eu estou fazendo neste ponto da crosta terrestre neste exato momento? Foram os 10 minutos disperdiçados da forma mais decepcionante de toda a minha vida.

    Por Anonymous Robsjam, às 13/12/09 07:47  

  • haha mais um "grande senhor detentor da verdade" que acha que a verdade é única e que o seu ponto de vista é a vista que todo mundo deve ter..

    para se existir o bom gosto, deve se ter o mau gosto
    veja assim
    para mim, você é um grande idiota,
    mas é a MINHA opinião e deixo isso bem claro
    vai entender porque seus amigos gostam de você, mas se gostam é problema deles, ninguém sai por ai falando que seus amigos são idiotas por gostarem de você pois você é um grande idiota.

    pois bem
    não me venha destacar ou rotular algo que VOCÊ não goste e atacar com tanta agressividade assim o que VOCÊ acha fraco.
    se você acha tão ruim assim, faz melhor que seria bom ver
    e ouvir
    porque de tanta porcaria que surge pelo país a fora, você vir agredir uma banda que é simples poesia e arte, da maneira deles, lutando pelo mercado livre de gravadoras e divulgação livre do artista, acho que você deve ser filho de um grande dono de gravadora para ter tamanha raiva, e perdeu parte de sua mesada grandiosa.
    só pode ser isso.

    bem como se minha opinião contasse para você certo?
    e como se a sua contasse para mim.
    so vanhe deixar meu manifesto a quem quiser ler e tentar entender o que eu estou tentando passar:

    de que se você acha algo ruim, guarde essa OPINIÃO para você, ou deixe claro que VOCÊ a acha ruim, e não que É ruim.
    pois afinal de contas, tudo é um ponto de vista.

    just my 2cents

    Por Blogger Shardik, às 6/3/10 15:30  

  • Assim como Mozart não foi compreendido durante toda a sua vida de músico e assim como o samba foi visto por longo tempo como música inferior, é normal que o Teatro Mágico seja chamado de porcaria.

    Presos em seus paradigmas, os homens-cavalos não conseguem enxergar em 360° e sair do cotidiano repetitivo. Por esse motivo, para eles tudo que possa se manifestar como um arte nova e contemporânea, é lixo. O TM não é lixo e sei disso porque não uso antolhos. Para quem usa e acha isso, só me resta lamentar.

    Por Anonymous Tassia, às 25/4/10 09:20  

  • Sou uma fã muito grande do Teatro Mágico,e as musicas dessa TRUPE MARAVILHOSA são para pessoas com mentes abertas a poesia,que infelizmente a pessoa que escreveu esse comentario de mal gosto ñ tem...isso é ate bom pois vcs estão expondo mas essa TRUPE que a cada dia mas vem crescendo graças aos comentarios e alfinetadas de vocês!!!Obrigado por mostrar aos nossos jovens essa Trupe maravilhosa..."Que o teu afeto me afetou é fato
    Agora faça-me um favor"Fernando Anitelli a poesia prevalece

    Por Blogger Rafinha Magalhães, às 26/4/10 07:26  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Rafinha Magalhães, às 26/4/10 07:26  

  • moço, tô com vergonha por você!
    vc quis fazer uma crítica tão profunda, tão consistente e falou um monte de merda. Vai estudar um pouco de estética, música, literatura e até sociologia, comunicação e tal antes de querer fazer essas "lindas" análises sociológicas. hehe!

    Podia dormir sem essa cara

    Tanta pretensão pra isso?

    Ah! E outra grande dica. Não deixe de ler a Veja, mas POR FAVOR, não leia só Veja. Faz vergonha. Mas vc foi um cara corajoso em assumir que ñ conhecia o trabalho dos caras e simplesmente assimilou uma opinião de uma revista conservadora, pró-capitalismo, que tem "reportagens" (editoriais, na minha opinião) tão tendenciosas.

    Parabéns msm pela coragem! =D

    Por Anonymous Livis, às 26/4/10 21:36  

  • Lamentável ler resenhas de pseudocríticos que ainda por cima só lêem a VEJA.

    Por Anonymous Anonymous, às 2/5/10 10:36  

  • "Não concordo com uma só palavra que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dize-la!"

    1- Não concordo com nada do que você disse, mas se me permite dar uma dica: Pare de ler a Veja!

    2- Não posso dar credibilidade à alguém que escreve "a nível de..." e ainda acha que tá falando certo e bonito...

    Enfim, um dia a arte será para todos!

    Por Anonymous Liv, às 3/8/10 14:18  

  • Puta merda!

    Você não devia ter escrito 'li na Veja', foi o único artifício que esses pseudohipongas acharam pra tentar depreciar sua crítica bem estruturada

    Sei que é difícil pra vocês, fãs do Anitelli Caça Níquel deixarem a hipocrisia de lado, mas o querido autor conheceu a banda pela revista, e não redigiu o texto baseado na porra do artigo da Veja.

    Então nao me venham com esta porra de mimimi 'nao leio Veja' e 'nao assisto Globo', porque todo mundo folheia uma revista durante o ócio.

    Aliás, esse é o problema principal dos Anitelleiros. Automaticamente, eles acreditam estar num patamar intelectual acima de qualquer um, alimentados por rimas bizonhas e frases como 'Para poucos', 'Para RARUXOS', 'A verdadeira poesia'. Isso é o que me deixa mais fudido. Vai ter tanta pretensão assim na casa da minha pica de barba.

    Tenho é dó do Dave Matthews Band, que é copiado na caruda e nem sabe disso.


    Resumindo: que todos vocês sentem em um tarugo de 2 metros de comprimento, porque pra gostar de Teatro Mágico, falta rola mesmo, ou nasceu descerebrado.

    Vou comprar um trator e passar por cima de qualquer carro com a porra do adesivo do TeatroMerda. Tão avisados.

    []'s.

    Por Anonymous Anonymous, às 9/8/10 21:00  

  • Eu conheci o grupo muito por acaso e passei a gostar na mesma hora. Não entendo de técnica de música (não sei se alguém aqui entende, também...) mas pelo menos aos meus ouvidos a melodia é muito agradável. A letra é fantástica. Esses jogos de palavras primeiro valorizam a riqueza da nossa língua, que permite infinitas brincadeiras assim. E segundo deixa a interpretação muito mais livre, a cargo de cada um. Concordo que as interpretações de Pratododia que você selecionou são pobres, eu particularmente entendo a letra de forma diferente. Mas no geral, tudo no grupo me agrada: a filosofia, as performances durante o show, o ritmo e principalmente as letras. Juro que achei que você estava sendo irônico no texto. Mas gosto é assim: cada um tem o seu.

    Por Anonymous Zeca, às 23/1/11 16:45  

  • Dá vontade de bater nos carros que tem adesivo TEATRO MAGICO colado!

    hahahahha!

    Por Anonymous Anonymous, às 11/2/11 09:42  

  • Só falta o "crítico profissional" desse site "maravilhoso" falar que música boa é funk.

    Por Anonymous Anonymous, às 13/5/11 10:20  

  • chupa meu pinto carai,tu sabe de porra nenhuma e fica criticando vida alheia,porra,vai viver sua vida mano,cada um tem que cuida da sua vida e nao voce fica dando palpite,ninguem te pediu isso

    chupa até o talo

    Por Anonymous mané, às 16/8/11 09:24  

  • Eu acho que realmente, não é qualquer idiota quem entende banda.
    O que essas pessoas de mente limitada não conseguem entender é que OTM não é só musica, é todo um contexto, um pensamento. E isso não é nada de modinha alternativa e sim poesia e arte, que deve ser respeitada como tal.
    As musicas estão recheadas de simbologias, trocadilhos e principalmente METAFORAS! Das quais, realmente, para alguns não pode ser compreendido, muito menos sentido.
    Então, aconselho realmente a pessoa que escreveu se informar um pouco mais antes de sair publicando algo do genero.

    Por Anonymous Anonymous, às 29/9/11 10:38  

  • Gosto de TM, porém, sua critíca até me arrancou risadas e ainda tive um sentimento de vergonha por me encaixar em algumas das situações citadas HAHAHAHA cara, deixa a mulecada... melhor ouvir uma pseudo poesia do que Justin Bieber, certo? Ainda acho que dos males, este é o pior!

    Por Anonymous Rebeca, às 29/9/11 10:45  

  • Meu caro, antes de difamar um grupo que tem possibilitado uma nova visão em relação a indústria fonográfica e a mídia televisiva, afinal é um dos poucos realmente independentes em nosso país, procure se informar a respeito da história e dos projetos desta trupe, ok? Seu texto me fez rir bastante sim, pois é cômico perceber sua falta de argumentos consistentes...
    Utopia? Vejamos, o novo álbum denominado "A Sociedade do Espetáculo", inspirado na obra de um autor marxista, traz faixas que discutem temas de cunho social e político como o feminismo em "Fiz uma canção pra ela", onde os versos: "Na mais bela tradução
    De igualdade e autonomia
    Ao teu corpo e coração" dispensam comentários na semana em que se discutiu a legalização do aborto, há também a questão da reforma agrária e o MST em "Canção da Terra", bandeira abraçada pela trupe, sem falar em "Amanhã... será?" e os movimentos ocorridos no Oriente Médio, aliando isso a capacidade de disseminação de informações nas mídias sociais. Quanta "imaturidade", não?
    Não vou aqui ressaltar a qualidade das letras e/ou o talento de Fernando Anitelli enquanto intérprete, pois todos os que conhecem o trabalho de pesquisa e renovação do TM, sempre mantendo-se coerente com seus valores, ao disponibilizar músicas para download gratuito, não precisam deste tipo de apologia.
    Voce analisa a música Pratododia? Não é nem de longe a minha favorita... Escute "Sonho de uma flauta", "Cidadão de Papelão", O mérito e o monstro" e volte a postar.. quem sabe, eu me convença de que o TM é carente naquilo que melhor o caracteriza: POESIA!!!

    Por Anonymous Mily, às 29/9/11 20:09  

  • Tanto a revista veja quanto o autor deste tópico estão precisando entender mais um pouquinho de música. Teatro mágico é uma excelente banda, boa técnica, bons e acordes e letra inteligentes e no mínimo decentes perto das porcarias que temos hoje em dia. A banda teatro mágico não tem nada a ver com Los Hermanos em nada, se seu estilo é influenciado por alguém seria o da "Dave Matthews Band" quem não conhece procure ver e saberão do estou falando. Ademais em um país onde muitos se rendem ao dito funk-carioca já é de se esperar comentários assim do que realmente presta; é uma tremenda falta de visão.

    Por Blogger Wsy, às 3/10/11 07:05  

  • Angelo, estude mais e ouça mais!

    Por Anonymous Renan, às 17/11/11 09:49  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Igor Lanzilotte, às 15/12/11 10:45  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Igor Lanzilotte, às 15/12/11 11:05  

  • Nossa, mas tanta violência verbal fará com que mude alguma coisa no foco da "trupe"?

    Na música nós temos coisas boas e ruins, mas para cada uma delas sempre terá um ouvido com interesse, pois o que não tiver, basta desligar a idéia. Deixe a trupe fazer o que gosta e vai chupar uma boa “chavasquinha” porque perder tempo criticando envelhece e te faz perder tempo.... Não sou fã, mas fiquei muito chocado com a sua análise a qual finge ser algo de voz superior ou de ego absoluto. Você deve ser um fã enrustido que tem ciúme do pouco sucesso que a banda faz, pois como mesmo disse, a banda mais parece uma trupe e a poesia é ruim como a música... Você não deve ter muita coisa para fazer, pois ser crítico de algo que o próprio autor diz que não brilha, não faz sentido. Concorda?

    “Nosso medo mais profundo não é sermos incapazes. Nosso medo mais profundo é termos poder demais. É nossa luz e não nossa escuridão que nos assusta. Não há nada de luminoso em se diminuir, Para que outras pessoas não se sintam inseguras a sua volta. Fomos todos feitos para brilhar como as crianças. Não está só em alguns de nós, está em todos. E ao deixarmos nossa própria luz brilhar, Inconscientemente permitimos que outros façam o mesmo. Já que nos livramos do nosso próprio medo. Nossa presença automaticamente libera os outros.”

    Antes que diga alguma coisa ou entre com críticas, este texto não é de minha autoria e mesmo que eu desejasse utilizar alguma dessas sábias palavras, o que eu estaria fazendo seria propagar o bem e não repassar as coisas ruins que fez como tentar denegrir a imagem de uma banda a qual não lhe pediu nada em troca e nem muito menos a MERDA de uma opinião. Pensa nisso e e pensei em chupar a chavasquinha que te indiquei, mas isto se gostar. É claro!

    Um beijo no “orifício” e até mais.

    Ahhh!!! Uma outra coisa... Obrigado, pois com a sua análise ignorante, individualista e ridícula, eu acabei tendo uma enorme vontade de conhecer o trabalho da trupe e com isso, eu amanhã estarei no show de comemoração dos 8 anos de trupe que vai rolar no CITIBANK HALL AQUI NO RIO DE JANEIRO. Obrigado, pois até mesmo propagando o mal é possível se fazer o bem.

    Um beijo na alma e até a próxima encarnação. De repente eu te busco no umbral devido aos fluídos maléficos que propagou. Ok amor?

    Por Anonymous Igor, às 15/12/11 11:11  

  • Olá galera, olha assim, eu achei o blog muito interessante, até me diverti com algumas explicações das músicas... Mas sim, eu gosto de O Teatro Mágico, gosto mesmo.
    E como todo crítico o autor dessa analise não foi diferente, pegou as letras de musicas antigas e as partes fora do contexto da música e as colocu de maneira que visívelmente transmitisse algo errado!
    Caramba, eu amo MPB, e é evidente meu amor pelo Teatro Mágico, tudo bem que pode ser algo utópico no nosso século, mas agora falar que o que Fernando Anitelli escreve é uma porcaria? POR FAVOR né,
    enfim cada um com sua opinião, e análise, só não critique antes de realmente saber e conhecre algo, por que TODA informação que voce forneceu aqui foi algo vago!
    E não, a maioria dos 'fans' do teatro M. não são jobenzinhos que curtem 'modinha', mas sim a maioria pessoas maiores de 25 anos que já teem noção de que é música! :D

    Por Blogger Mayara Chenci, às 8/1/12 18:17  

  • Então você entende de poesia? Em quantos sarais você já foi? Quantas antologias você já leu?
    Nada? Tudo bem, pelo que eu vi você entende de outras coisas também... Deixa eu ver... Música! Já fez aula de música? Sabe o que é um campo harmônico? Sabe me explicar por que as melodias são pobres?

    Concordo que as interpretações que você ecolheu são péssimas, mas criticar o autor de forma tão imediata, sem uma análise completa, é coisa de blog de criança, e eu sei que você é melhor do que isso.

    Antes de finalizar, só gostaria de ressaltar algo que li... Você se esforçou para evidenciar a tendência "infantil" da trupe... Bom, se você ouvisse os dois álbuns seguintes ao "Entrada para raros", entenderia que se trata de uma graduação de complexidade que configura uma trilogia. Esta representa (entra outras coisas), o crescimento: uma visão reflexiva do mundo à partir de diferentes concepções, iniciando da infância, curiosa e inocente, depois partindo para a adolescência (Segundo Ato), questionadora e revoltada, e, por fim, para a idade adulta (Sociedade do Espetáculo), mais madura e, de certa forma, conformada.


    SE algum dos "críticos" conseguir compreender isso 100%, então podemos conversar melhor. Você deu sua opinião, eu dei a minha, não quero brigas, só debater ideias. Me encontrar não é difícil.

    PS.: Veja e Globo não são pontos de referência.

    Por Anonymous GuToGoRd, às 10/1/12 18:36  

  • Na boa, vai se fuder você e a sua incrível pesquisa sobre TM... por acaso, gostos musicais são definidos por artigos científicos? Por estudos teóricos? Achei que eram pelo sentimentos que eles te proporcionavam. É muito bom que você saiba que gosto musical não se define em artigos. Se você acha uma porcaria, fique com a sua tão imponente opinião. Mas não venha provar (ou tentar) com argumentos tão ridículos. Existem coisas que não se explicam. Apenas se sentem. Se você não é capaz disso, se você só sabe se esconder atrás de exemplos racionais, então não podemos esperar muito de você né? E quem você pensa que é pra julgá-los como uma porcaria? O que te dá o direito de fazer qualquer tipo de julgamento? Considero Gessinger, maravilhoso e amo os Engenheiros. Como também amo TM. E não importa o que você diga, os fãs de verdade, são aqueles que sentem e sabem a importância dessas músicas em nossa vida. Mas é bem provável que você não saiba o que é isso. Chego a pensar que você tem vergonha se seus gostos musicais após ouvir uma crítica sobre ele. COVARDE!

    Por Blogger Tábata Paiva, às 2/7/12 19:34  

  • Isso ae, poesia é tchu tcha tcha ¬¬' falta uma faculdade de letras e um pouco de atualidades pra você entender todos os sentidos implicitos nas musicas.

    Por Anonymous Anonymous, às 12/7/12 10:12  

  • Se faz sentido ou não cada um tem o direito de gostar do que quer, se não gosta, critica ,mas repeite!!!

    Por Blogger Unknown, às 17/10/12 09:40  

  • Ai ai, quem não é nada tem que tentar aparecer usando a genialidade alheia. Somente 7 mil pessoas lotaram um dos maiores espaços de SP para participar da gravação do TM. Quem escreveu isso está morrendo de inveja e não tem sensibilidade de entender um trabalho tão especial como o que eles fazem... Amigo, faz um favor? Nasce de novo!

    Por Anonymous Anonymous, às 6/11/12 04:57  

  • E realmente vocÊ que postou tudo isso nesse blog dedicou tanto tempo da sua vida para uma coisa que você simplesmente acha uma merda??

    cacete..muita vontade mesmo hahaha

    Por Anonymous Anonymous, às 6/11/12 23:28  

  • "o Rei está nu!"

    Será que o fã de TM vai entender?

    Por Anonymous Anonymous, às 1/12/12 15:08  

  • Perder tempo criticando Teatro Mágico quando se tem o Funk por aí? Onde a letra mais poética diz: "Não olha pro lado, quem tá passando é o bonde."
    Sua crítica perdeu a credibilidade ao dizer que foi na veja que viu falar sobre o TM.
    Como você mesmo comentou, eles são uma banda independente, engraçado uma revista tão pró-capitalista menospreza-los, ãhn?

    Por Anonymous Anonymous, às 5/12/12 13:18  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Unknown, às 15/12/12 08:54  

  • sinto muito,mas sou músico formado e acho que vc deveria estudar ao menos uma migalha de música,pois por analise musical a banda(no caso,os músicos do TM)são excelentes instrumentistas,executam muito bem suas músicas,digo isso porque fui a um show deles,os arranjos são bem montados e estruturados com inúmeras influências de outros gêneros musicais,como(Baião,bossa nova,música latina,eletrônica,e até jazz).Cada um tem o direito de ter sua opinião em relação ao teor artístico de uma banda,mas no quesito musical a banda não deixa nada a desejar,ao contrario,eles acrescentam muito ao cenário musical nacional por trazerem misturas até rasteadas e um tanto progressivas,que induz o jovem a ouvir musica de qualidade,obs:não sou fã da banda,mas admiro o trabalho!

    Por Blogger Unknown, às 15/12/12 09:20  

  • O legal é q texto ridiculo de um sem cultura que nao compreende a poesia do TM foi escrito a cinco anos, e hj o TM vem crescendo cada vez mais. Obrigado invejoso!

    Por Anonymous Anonymous, às 7/3/13 16:49  

  • Texto impecável e uma crítica bem elaborada, porém gostaria de sugerir em contra partida a falta de uma boa crítica referente ao mesmo TM, para ser mas justo deve-se aceitar a postura do grupo ao resgatar a "boa música" que hoje está em falta, devemos admitir que eles tem grande influência no meio dos jovens quando se fala em educar culturalmente, pois é notável os clichês fabricados hoje em dia alienarem as pessoas em sua maioria, desde Luan Santana e C&A até os funks em sua maioria com letras extremamente pornográficas, estou falando exclusivamente das letras das músicas e não de cantor ou banda "A" ou "B".

    Por Blogger ADBA, às 12/5/13 21:59  

  • Que seja, continuo gostando e apoiando todo tipo de liberdade poética. Quem foi que disse ou onde está escrito que não se pode usar das palavras, certo ou errado, para se criar uma poesia, uma música. Para mim, tolos são aqueles que se prendem puramente a gramática com sua infinidade de pontos, virgulas e conjugações perfeitas. Salve aqueles que não se julgam, sal o grande TOM ZÉ, salve o TM, salve a todos que sabem respeitar a arte, gosto e espaço dos outros.

    Por Blogger Sheila Líger Côrtes, às 31/5/13 07:16  

  • Quanta ignorância...

    Por Anonymous Anonymous, às 13/6/13 08:17  

  • Comecei a ler mas confesso que não consegui ir até o fim com tamanha ignorância. Se esse cara tem fundamento pra criticar a melhor trupe de músicos que se tem hoje no Brasil, um grupo que valoriza a literatura brasileira e a nossa história, acho que ele também deve ter fundamentos pra defender o Latino e Michel Teló...

    Por Blogger Unknown, às 26/6/13 13:20  

  • Essa cronica é uma merda a pior cronica que eu ja li na minha vida eu sou fã do TM e vc n sabe o que é literatura bem poesia respeite a arte blogueirozinho de bosta

    Por Anonymous Anonymous, às 9/8/13 11:31  

  • Não vou ridicularizar ou desprezar a opinião de ninguém, já que todos tem direito de mostrar e argumentar o que desejam. Mas somente acho que não se deve ridicularizar o gosto dos outro também, já que tenho certeza que você não desejaria ouvir tais criticas de um musico ou banda que você admire. Teatro Mágico para muitos (ao menos para mim) é um modo de "sair" do mundo violento e desprezível que temos hoje e viajar um pouco, não importando que seja em "melodias simples" de Fernando ou nos poemas de Camões, o importante é que se saia dessa realidade, se esse for um pensamento infantil ou não, pouco importa, tudo que sei e que o TM tenta melhorar a vida de cada um, com os poemas e letras que ( a meu ver) são obras de arte como muitas outras que temos por ai. Respeito sua opinião, mas só peço que tenha o mesmo respeito por mim e por todos que gostam e admiram o trabalho do Teatro Mágico

    Por Anonymous Inara B., às 8/10/13 17:50  

  • A pessoa pra escrever um texto deste tamanho criticando 'O Teatro Mágico' deve ouvir funk, pagode, axé ou sertanejo universitário. Deve ser o tipo de pessoa que acha banal criticar o funk, pois suas letras são ruins mesmo, perde a graça. O autor deste texto quer se mostrar mais inteligente, mais esperto, pois ele quer ridicularizar um grupo que pelo menos tentar passar alguma mensagem de valores em suas canções. O autor é o famoso 'do contra' e se acha com um QI elevado. Afinal, ele é mais inteligente que o Humberto Gessinger e o Anitelli. Gostaria de ver você numa discussão musical com estes dois artistas, pois afinal, escrever ladainha num bloguinho é muito fácil.

    Por Anonymous Anonymous, às 17/11/13 11:21  

  • Nem merece comentário

    Por Blogger Gui, às 26/11/13 02:22  

  • O Teatro Mágico, apenas para raros! :)

    Por Anonymous Anonymous, às 15/2/14 05:59  

  • pô meu irmão desculpa pela forma como eu vou falar, mas você fuma bosta em pó, musica pra você deve ser o creú, lepo-lepo, beijinho no ombro..., por favor cara não vem em publico fala merda mais não, ta. tenha uma boa tarde. e......... beijinho no ombro ;)

    Por Anonymous Anonymous, às 19/8/14 12:15  

  • A única coisa que pude ter certeza é de que você é um puta ignorante, e quer se passar por sociólogo. HAHAHAHA!
    Vá pesquisar antes de falar esse monte de coisa ridícula.

    Por Anonymous Vitória B., às 22/11/14 04:51  

  • Considerando que o texto é de 2008, gostaria muito de saber o que o autor do blog pensa hoje....

    Ainda acessa?

    Por favor compartilhe, apesar de eu ser fã tanto da banda quanto do Gessinger, acho interessante a opinião contrária.

    Por Blogger Alexandre Lourenço, às 11/12/14 15:33  

  • tudo bem, concordo plenamente, teatro mágico é uma porcaria, mas que capacidade de discernimento tem um ser vivo que se julga uma cabeça pensante por ler revistas estilo "veja" e "isto é"?

    Por Anonymous Anonymous, às 12/12/14 12:16  

  • "do leme ao pontal não tem nada igual" , "Spyro Gyro É Spyro Gyro É um bichinho bonito. Verdinho que dá na água" isso sim é genealidade para um leitor da revista veja.........kkkkkkkkkkkkkkkk

    Por Anonymous Anonymous, às 12/12/14 12:22  

  • Vocês raruxos oaskpoakopsoaka são tudo virgem :D
    Otimo texto, OTM é lixo. ^_^

    Por Anonymous Anonymous, às 15/12/14 05:38  

  • Eu quero saber quem é que transa nessa porra!!!
    Fud3r ate o talo...

    Por Anonymous Anonymous, às 15/12/14 05:41  

  • Vamos respeitar a história de cada um, eles devem ser ruins mesmo, acho que é por isso que eles lotam todas as casas de show, a turnê está cheia, quase todos os dias eles fazem show...

    e estude um pouco, antes de falar em hippies e tudo mais, Teatro Mágico busca na poesia e na arte do Palhaço resgatar o que perdermos e que muitas vezes não sentimos...

    mas tudo isso deve ser bobeira, vou continuar lendo esse seu blog mundialmente conhecido, com ideias criativas e que tem coragem de falar de Los Hermanos como se fosse uma "banda" de qualidade...

    Por Anonymous Anonymous, às 24/4/15 12:25  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Unknown, às 27/5/15 20:05  

  • This comment has been removed by the author.

    Por Blogger Unknown, às 27/5/15 20:07  

  • Querido eu e os tão adorados fãs de O Teatro Mágico só temos a lamentar por essa tua infeliz opinião, sabe? Pois se tratando de gênero musical, descrito como estilo alternativo de Los Hermanos, "mas que, de tão ruins, "quase" faziam dar saudade da finada banda" fica muito fácil de simplesmente lê uma matéria em uma revista, buscar um pouco do assunto no Google, (cá entre nós, Wikipédia e outros da vida) e JULGAR! Quanto a o que se faz os fãs durante o show também é algo em que vc foi extremamente pobre na argumentação, veja: Durante alguns shows de alguns estilos musicais (Não sendo preconceituosa, apenas usando como exemplo) pessoas costumam fazer o que é conhecido como 'bate cabeça', pra eles são coisas legais e bacanas a se fazerem, em outros shows pode se ver casais ou pessoas dançando incestuosamente a ponto aparentarem estarem em meio a atividades sexuais, portanto meu amigo brincar de Estátua e outras antigas brincadeiras infantis para quem entende o significado e acima de tudo se sente absurdamente bem em fazer é algo indiscutível e não te cabe falar nada a respeito!! Vamos ter um pouco mais de respeito, vc não conhece absolutamente nada sobre como a banda foi formada e qual a missão dela. Eu como fã de O Teatro Mágico não me intitulo junto aos demais como "Rapaziada", e não precisamos de nenhum toque seu nem de qualquer outra pessoa para parar de ver genialidade na banda! Não vejo problema algum em ver o querido do pai de Fernando Anitelli em vender os CDs e outros antes, durante ou após os shows, isso não é em nada para se envergonhar. Se "nós bastardos do capitalismo e liberalismo ocidental vivemos uma época sem muito espaço para o lúdico e para as utopias" e se para vc o que se deve fazer hoje é "corrigir os desvios de nossa realidade, não subvertê-la por completo" continuemos a ouvir músicas no estilo funk proibidão onde definitivamente acabam com a moral da mulher e assim teremos uma verdade em uma sociedade que não existe e nunca existirá!! Ninguém faz música para mudar a realidade de um país ou mundo não, ou para "melhorar a cidade, a começar por tirar de circulação os bandidos", tirar de circulação bandidos e melhorar a cidade definitivamente não é papel dos artistas e músicos, mas sim daqueles que tem poder sobre o país, estados, polícia e defesa pública!! pois se fosse dessa forma com várias outras bandas que não só tratam da realidade vivida, opressão ou até de bons sentimentos, citado por vc como "fugere urben" os problemas já estariam sanados e viveríamos todos em paz!! Eles não são profissionais que fazem trocadilhos com as palavras ou poesias que já existam, muito menos "um grupo de pessoas que se fantasia de palhaço, que faz trocadilhos e organiza-os em rima apresente verossimilhança com algo profundo, algo a se descobrir nas entrelinhas. E isto tudo reforçado por uma época que valoriza a imaturidade, que louva o "espírito jovem", geralmente significando que a mente também não passou da puberdade". Novamente tenha mais respeito, principalmente ao dizer que se vestem de palhaços, porque vc não entende o significado disso, e eu não vejo desonra por se vestir assim!! Existem grupos de pessoas que se vestem com pouquíssima roupa para fazer shows, são ESCOLHAS!!

    Por Blogger Unknown, às 27/5/15 20:15  

  • Quanto a "Como banda, são uma porcaria" e a qualidade musical da banda, o som que a banda faz, eu também insisto em novamente dizer que é indispensável que se entenda do assunto para falar, não basta só ser um Blogueiro e criar um texto super elaborado e argumentativo com assuntos que vc não entende, ou seja O Teatro Mágico, ler uma matéria de revista e visitar uma comunidade no Orkut, tem que dominar o assunto para não meter o pés pelas mãos e ser infeliz como você foi, entende? É de total desperdício toda essa sua elaboração para no fim fazer críticas a simplesmente um trabalho musical que vc não conhece e não se identificou. Todas essas suas bonitas e difíceis palavras seriam sem sombra de dúvida muito bem vistas e admirada por várias pessoas se realmente fossem para tratar de um assunto importante a se fazer, repensar ou educar, algo que não se tratasse da sua singular e medíocre opinião!! Pois, afinal de contas ela em nada mudará ou acrescentará a essência dos verdadeiros admiradores e conhecedores do trabalho da sim chamada por muitos com muito carinho TRUPE (e vá cagar você!!) de O Teatro Mágico!! #APoesiaPrevalece Juliana Oliveira

    Por Blogger Unknown, às 27/5/15 20:16  

  • Até fala bonito, escreve bem, mas deixou bem claro que não conhece uma linha da literatura brasileira. O texto é de 2008, o OTM só cresceu dessa época pra cá. E caro autor, toda música tem sua história, lave sua boca pra falar do "Anjo Mais Velho" !!!

    Por Blogger Cris Del Greco "Acreditando na semente" , às 28/5/15 10:06  

  • Lamentável...

    Por Anonymous Anonymous, às 9/7/16 09:39  

  • Li por curiosidade seu blog e fiquei frustrado em perder meu tempo!Mas vc acertou numa coisa:na comparação do Aniteli com Gessinger,pois sou muito fã do Gessinger conhecendo todas as músicas,tendo todos os discos e sempre indo aos shows e fui conhecer OTM há somente 4 anos e gostei de cara e muito fã eu virei ,mas nunca relacionei os dois.Vc tem razão na comparação:eles são ótimos!

    Por Anonymous Rafael Fernandes, às 9/3/17 21:00  

  • Gostaria muito de saber o que o arauto da sapiência, (ir)responsável por este finado blog gosta de ouvir. Criticou Teatro Mágico, Engenheiros do Hawaii, Cazuza... Deve ser um erudito, um maestro. Herdeiro contemporâneo dos dons musicais de Mozart. Por favor, ó ser iluminado musicalmente, nos agracie com essa informação: o que é música boa na sua super relevante opinião.

    Infelizmente ninguém é perfeito, pois mesmo tendo essa extraordinária habilidade musical não é muito bom com poesias, afinal chamou uma referência à Poesia de Mário Quintana de "trocadilho infame". Aí não gênio contemporâneo, vamos nos informar melhor.

    Também não está muito bom de fontes. Citou Veja, em outras partes do blog cita a Folha de São Paulo. Mais um ponto negativo, ò genialidade.

    Por Anonymous Anonymous, às 13/9/17 19:53  

  • Como uma pessoa quer criticar poesia escrevendo "a nível de". Parei nesse ponto.

    Por Anonymous Anonymous, às 14/10/17 19:49  

Post a Comment

<< Home